segunda-feira, 22 de julho de 2013

Gol Contra!!!!!!!!!!!!!!!!
Padrão FIFA trás o futebol brasileiro de volta para o inicio do século XX.

O sonho de quase todos os amantes de futebol é de jogar ou assistir uma copa do mundo no seu país, mas infelizmente a realidade do que está acontecendo aqui no Brasil, mostra o poder que FIFA tem não só dentro de campo, fora também.
A Presidência da República publicou nesta terça-feira (21/12), no Diário Oficial da União, lei que estabelece uma série de isenções de impostos federais para a realização da Copa de 2014 e da Copa das Confederações em 2013, organizadas pela FIFA.  (FONTE DIARIO OFICIAL  21/12/2012)
Além de escolher os melhores horários das partidas (para agradar os europeus) entre outros gerando uma economia de mais de R$ 559 milhões, lembrando que nossos governantes disseram que não iriam usar a verba pública.
Voltando para as 4 linhas e seus estádios  (agora transformados em Arenas), algumas concessionárias como a Consórcio Maracanã S/A.
Essa empresa administra o Maracanã é além de aumentar o preço dos ingressos mudou drasticamente a estrutura do estádio, eliminando a geral (local mais popular e símbolo do estádio) colocando cadeiras no local. Mas não para por ai segundo a concessionária os torcedores estão proibidos de ficar em pé e sem camisa!Isso mesmo.
"Vamos conversar com os clubes para a mudança de hábitos. Refiro-me a bambus, aos surdões, assistir aos jogos em pé... O bambu não tem nem onde ficar" disse João Borba, presidente do Consórcio Maracanã S.A., que recebeu a concessão do estádio por 35 anos, ao jornal Extra.
Vendo todas essas noticias sobre a elitização do futebol, lembro do livro “O futebol explica o Brasil” Editora Contexto270 páginas, de autoria de Marcos Guterman, que fala sobre a importância do futebol para explicar  a História do Brasil. Quando foi implantado aqui em nosso país, o futebol era esporte da elite branca, negros e operários só teriam vez nos campos de várzea ou quando passaram a ser decisivos para que os times dos brancos ricos ganhassem títulos.
Recomendo esse livro a todos, tanto para conhecer um pouco sobre a origem do futebol no Brasil e para comparar o processo de elitização do esporte bretão.


2 comentários:

  1. nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!! muito bom o texto parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir